O pior de todos os pecados


1 – O QUE É O ORGULHO – lembre-se que no que se refere ao pecado não é tão importante saber o que ele é, mas sim o que ele é capaz de fazer! A Bíblia nunca se ocupou em tentar definir o que é pecado, mas ela é pródiga em mostrar o que ele faz, pois ele simplesmente é capaz de nos separar de Deus! (Isaías 59:2).


“Se eu tivesse apenas um sermão para
pregar, seria um sermão contra a soberba”
G. K. Chesterton

1. O orgulho não é o mesmo que vaidade – a vaidade é uma variação do orgulho, sua versão menor, mas não menos perigosa. O orgulhoso ignora a opinião dos outros acerca de si mesmo por estar convicto de sua superioridade, já o vaidoso precisa muito da opinião alheia para se sentir seguro acerca de si mesmo. A vaidade é o principio da corrupção, já orgulho é a própria corrupção em seu estado último. O vaidoso se centra no que os outros pensam acerca dele, já o orgulhoso se concentra no que ele pensa acerca de si mesmo!
2. O orgulho não é o desejo de ter mais, mas o desejo de ser mais – a avareza é o desejo de ter mais que os outros, mas o orgulho é o desejo de ser mais que os outros! O orgulhoso é por natureza competidor! Ele não se importa em ser o primeiro, basta que seja o penúltimo, isto é, o que importa não é tanto quem está acima dele, desde que haja alguém abaixo dele!
3. O orgulho não é apenas uma admiração desmedida por si mesmo, mas também pode se manifestar numa forte depreciação acerca de si – existem pessoas tão orgulhosas que chegam ao ponto de se desprezarem por não serem tudo aquilo que gostariam de ser. Tem gente que se ama tanto, que chega a se odiar por não conseguir ser tudo o que almeja! Essa é a pior forma de manifestação do pior tipo de pecado!
4. O orgulho é transformar dádivas em conquistas – tudo o que somos, fazemos e temos vem do Pai das luzes e nunca foram produzidos por nós mesmos! Tudo que você tem, com exceção do pecado , foi dado por Deus por pura graça e nunca por algum mérito que você pudesse ter!
II. PORQUE O ORGULHO É O PIOR DE TODOS OS PECADOS – se orgulho foi capaz de transformar um anjo de luz no príncipe das trevas e o maior dos reis num jumento, o que ele não é capaz de fazer com pessoas como nós?
“O orgulho consiste em ocultar o quanto
pensamos em nós mesmos e o quão
pouco pensamos nos outros”
Mark Twain

1. É pior de todos os pecados porque é um vício que pode se confundir com as melhores virtudes – o orgulho pode ser confundido com honra, auto-estima, personalidade forte, dignidade própria, brio etc. Quanto melhor um pecado se disfarça, pior o estrago que ele provoca!
2. É pior de todos os pecados porque além de corromper outras virtudes, ele também é capaz de inflamar outros vícios – o orgulho é capaz de transformar a virtude da coragem em simples atrevimento, a virtude humildade em falsa modéstia, a virtude da perseverança em teimosia. Também agrava outros vícios, fazendo com que avarentos se tornem também roubadores, irascíveis se tornem assassinos etc.
3. É pior de todos os pecados porque é usado pelo Diabo para vencer vícios menores – muitas vezes evitamos um pecado ou abandonamos um pecado, não por uma virtude, mas por esse que é o pior dos vícios. Deixamos de pecar, não porque tememos a Deus, mas porque tememos ser envergonhados. Não pecamos porque não queremos ser expostos ao ridículo e não porque não queremos ofender a Deus. O diabo fica feliz quando ele cura um resfriado nos dando como remédio um câncer!
4. É pior de todos os pecados porque nos impede de cumprir o maior de todos os mandamentos – como podemos amar a Deus acima de todas as coisas se nos ocupamos em nos amar acima de qualquer coisa! Como podemos amar o próximo se o vemos como um inimigo com o qual competimos para alcançar algo, uma coisa a qual usamos para alcançar algo ou um nada que não pode nos dar algo!
III. DE QUE MANEIRA O ORGULHO SE MANIFESTA – o fato do orgulho estar oculto, não significa que ele está ausente!
“Quanto mais detestamos o orgulho nos
outros, mas o temos em nós mesmos”
C. S. Lewis

1. O orgulho se manifesta não na maneira como tratamos os que estão ao nosso lado, mas em como tratamos os que estão abaixo de nós – pense em como você tem tratado aqueles que pensam diferente de você, possuem menos recursos que você, não estão dotados do mesmo conhecimento que o seu. Você os trata com compaixão ou desprezo? Os eleva acima de você ou os mantém abaixo de você?
2. O orgulho se manifesta não apenas quando recebemos elogios, mas também quando outros recebem elogios – Certa vez quando foram elogiar Spurgeon sobre sua excelente mensagem, ele respondeu dizendo que o Diabo já o tinha elogiado antes de descer do púlpito! Mas, não é só quando somos elogiados que o orgulho se manifesta ou desperta em nós, ele também costuma surgir quando vemos outros sendo elogiados. Lembram-se de Saul quando ouviu a cantiga que dizia que se ele havia matado milhares, Davi havia matado dez milhares? Pois é, naquela ocasião o orgulho se manifestou na forma de inveja!
3. O orgulho se manifesta não só quando todos concordam com o que dissemos, mas também quando alguns contrariam o que dissemos – em geral quando dizemos algumas coisas coerentes e as pessoas passam a concordar com a gente ao ponto de nem pensarem mais no que falamos, desde que tenha a nossa assinatura, podemos nos tornar orgulhosos. Porém, a pior forma de orgulho se mostra quando alguns nos contrariam, discordam do que argumentamos, e pior quando nos mostram que estávamos errados! Como o orgulhoso tem dificuldade em admitir erros, ele se manifesta quando contrariado na forma de ira! Quando se acabam os argumentos numa conversa, se começa o orgulho numa discussão!
4. O orgulho se manifesta não quando não conseguimos ser humildes, mas quando tomamos consciência de que temos sido humildes – por incrível que pareça o orgulho surge na hora em que tomamos conhecimento de que temos sido humildes, portanto não deixe que seus olhos saibam o que suas mãos tem feito de bom. Podemos se orgulhar de sermos humildes!
IV. COMO VENCER O ORGULHO – um bom começo para vencer o orgulho é admitir que temos sido orgulhosos, pois a pessoa que até agora não assumiu que é orgulhosa, essa é sem dúvida a mais orgulhosa de todas! Agradeça a Deus por suas fraquezas, imperfeições, faltas e dificuldades, pois eles são mensageiros de Satanás esbofeteando você para mantê-lo humilde!
“Deus criou tudo do nada, e tudo o que
Deus usa, primeiro Ele reduz a nada”
Soren Kierkegaard
Soren Kierkegaard

1. Vencemos o orgulho quando não esquecemos de quem fomos para não deixar de ser quem somos – esquecemos de que um dia fomos pecadores miseráveis, destituídos da glória de Deus! Lembre-se que todo santo teve um passado do qual se envergonhar, e todo pecador tem um futuro no qual se gloriar! Vejam Pedro! Ele era Simão, mas Jesus o tornou Pedro, mas no dia em que ele se esqueceu de que havia sido um Simão, ele deixou de ser Pedro!. Jesus quando o viu pela primeira vez o chamou de Pedro, e o chamou de Pedro desde então até o dia em que ele começou a se engrandecer perante os outros apóstolos, dizendo que era capaz de morrer por Jesus, nessa ocasião Jesus não o chama de Pedro, mas de Simão, para tentar relembrá-lo de quem ele havia sido, pois ele corria o risco de deixar de ser quem ele havia se tornado. O resto da história vocês já sabem … (Lucas 22:31).
2. Vencemos o orgulho quando o nosso rosto brilha e ao invés de um espelho, usamos um véu – vocês se recordam do dia em que o rosto de Moisés brilhou? Ele fez o que? Usou um espelho para ficar contemplando sua cara de holofote? Não, ele usou um véu para não chamar a atenção para si! (Êxodo 34:29-35).
3. Vencemos o orgulho quando paramos de nos comparar com os publicanos e passamos a nos comparar com Jesus – somos como fariseu na parábola de Lucas 18, olhamos somente para os publicanos quem estão abaixo de nós e nunca para Aquele que está acima de todos nós! Não basta dizer que não somos tão ruins quanto os publicanos, pois a questão é que nunca seremos tão bons quanto Jesus! Ao olharmos para Ele, caímos sobre o nosso rosto, pois além de ver o quanto Ele é santo, vemos o quanto somos pecadores! Adoração é a resposta para o pecado do orgulho, pois na adoração nasce em nós a virtude da humildade! Não deixe que aquilo que você tem o distraia daquilo que lhe falta! Vejam o exemplo de Paulo, ele começa se considerando o menor dos apóstolos (I Coríntios 15:9), depois passa a se consider o menor de todos os santos (Efésios 3:8) e chega ao fim da vida se considerando o principal dos pecadores (I Timóteo 1:15). Isso sim é humildade, considerar os outros superiores a si mesmo!
4. Vencemos o orgulho não quando pensamos menos de nós mesmos, mas quando pensamos menos em nós mesmos – humildade não é pensar menos de si mesmo, isso é complexo de inferioridade e não humildade . Humildade é pensar menos em si mesmo e mais em Deus e nos outros. A humildade é uma virtude discreta, quase secreta! Humildade, como já disse alguém, é como roupa íntima, é absolutamente essencial, mas quando aparece é indecente!
CONCLUSÃO – Esse foi primeiro dos sete pecados capitais, nas próximas ocasiões estudaremos sobre a inveja, a ira, a luxúria, a gula, a avareza e a preguiça.
Para pensar – “Você não precisa ser o pior dos pecadores para cometer o pior de todos os pecados!”

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Traduzido Por: Template Para Blogspot