Auto-imagem negativa


A Principal razão de uma auto-imagem negativa é a falta de amor fundamental. Sem este amor como alicerce, a pessoa não se sente amada e aceita. A pessoa que experimentou tal amor tem uma confiança de que é aceita, não importa o que ela faça ou deixe de fazer. Seus sentimentos e pensamentos a respeito de si mesmo não dependem de suas habilidades ou desempenho.
A pessoa que se aceita tem a seguinte ótica: “Eu sou bom porque Deus me fez, e Ele não faz besteiras”.
Se eu me aceito, normalmente enxergo a vida de forma positiva, Se eu não me aceito, normalmente enxergo a vida de forma negativa. É uma atitude que me norteia, dando óculos emocionais através dos quais enxergo a vida toda.

UM CASO BÍBLICO:
Vejamos um caso bíblico: GIDEÃO (Juízes 6.11-23)
Gideão vivia em uma época aonde a sua nação vinha sendo dominada pelo midianitas. Eles viviam da agricultura. O problema é que Israel já vinha amargando um ciclo contínuo de fracassos, porque todos anos, por ocasião da colheita, os midianitas vinham e saqueavam completamente todo o labor de um ano de trabalho.
Através das respostas de Gideão podemos fazer uma leitura da auto-imagem da nação e o processo de autodepreciação que viviam. Gideão tinha um senso de derrota em sua mente e pensamentos.
Gideão tinha uma auto-imagem de si e de seu povo muito baixa.

RESULTADO:
Um ciclo de Derrotas.
A história bíblica relata, que Gideão se recuperou de maneira incrível desse ciclo de derrotas a ponto de levar seu povo a uma vitória inesquecível contra o exército midianitas.
– Sua reação e vitória começaram no seu conceito sobre si mesmo. Vejamos sua história:

a)Gideão se coloca como Vítima das circunstâncias – V.11
Então o anjo do Senhor veio, e sentou-se debaixo do carvalho que estava em Ofra e que pertencia a Joás, abiezrita, cujo filho Gideão estava malhando o trigo no lagar para o esconder dos midianitas.
– Cresceu com medo dos midianitas.
– Desde pequeno ouvia falar que era menor… o medo paralisa, tornou-se complexado.
– Tinha uma ótica distorcida de si mesmo e das circunstâncias.
– Gideão se sentia fraco, pobre e miserável.

b)Gideão ouve aquilo que Deus tem a dizer a respeito do seu potencial – V.12.
Apareceu-lhe então o anjo do Senhor e lhe disse: “O Senhor é contigo, ó homem valoroso”.
O Senhor investe em sua auto-estima. Declara que ele tem um grande valor.
O Senhor te diz: Você é um escolhido para a vitória, porque o Senhor não faz provisão para derrota.
Deus olha para este homem frágil, medroso e abatido, escondendo-se no lagar e lhe diz: “homem valente” “você é uma pessoa de sucesso” “você é líder de multidões”.
Você não é o que pensa que é. Você é o que Deus diz que você é.

JESUS olhou para o instável Pedro e lhe disse: Tu és rocha!
Deus olha para um mau caráter como Jacó, e lhe diz: Tu és príncipe!
O segredo é ouvir a Deus e quando O ouvimos Ele nos dá a sua benção. Ele muda nossa visão de nós mesmos e nossa direção.
Tudo começou aqui, e pode começar com você. Ouça o que Deus tem a dizer a respeito do seu potencial!

- VOCÊ É UM SUCESSO! VOCÊ É VALOROSO!
c) Gideão ainda responde Negativamente – V. 13
Gideão lhe respondeu: Ai, senhor meu, se o Senhor é conosco, por que tudo nos sobreveio? e onde estão todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o Senhor subir do Egito? Agora, porém, o Senhor nos desamparou, e nos entregou na mão de Midiã.
Sua resposta começa com um “ai”.
Como ele estava enganado sobre si mesmo. Ele se sentia inadequado, vazio, desiludido “eu estou acabado, eu não tenho mais nada em mim que preste, não sou inteligente o suficiente”…Gideão entrou em uma crise de autopiedade.
Somos o produto da visão que alimentamos. Ao nos comparar com os outros os complexos de inferioridade nos escravizam, esquecemos de nossa identidade em Cristo.
Resultado: Insatisfação, fracasso…
– PARE de dizer o que o diabo quer que você seja! Seja um Líder de sucesso! VOCÊ PODE!
d) Deus motiva Gideão a começar com aquilo que tem – V.14.
“Virou-se o Senhor para ele e lhe disse: Vai nesta tua força, e livra a Israel da mão de Midiã; porventura não te envio eu?”.
Em outras palavras: Você pode! Você tem força! Eu estou contigo!
Deus sempre vai investir em sua auto-imagem e auto-estima. Mesmo que os outros não o façam.
Deus não disse assim: “Levante-se rapaz, você é uma pessoa maravilhosa, você tem um talento incrível… etc…”
Não! DEUS SIMPLESMENTE LHE DIZ O QUE ELE É ! “Vai, na tua força!”.
Em outras palavras: “Você precisa começar de onde você está, você precisa dar o primeiro passo”.
DIGA: “Ainda que eu não tenha tudo o que preciso ter, Deus irá suprir aquilo que eu ainda não tenho”.

e) Gideão ainda luta contra a verdade e dá outra resposta negativa – V.15
“Replicou-lhe Gideão: Ai, senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manasses, e eu o menor na casa de meu pai”.
A auto-imagem negativa às vezes está tão arraigada em nós que lutamos contra a verdade de Deus.
Complexo de inferioridade.
Crise de habilidade.
Crise de credibilidade consigo mesmo.
Pecados conseqüentes da baixo-estima e auto-imagem negativa:
Incredulidade, revolta, omissão, murmuração, desespero, desânimo.

f) Deus investe novamente com uma Promessa – V.16
“Tornou-lhe o Senhor: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como a um só homem”.
g) Gideão começa a mudar a fonte da sua auto-imagem e uma nova perspectiva – V.17.
“Prosseguiu Gideão: Se agora tenho achado graça aos teus olhos, dá-me um sinal de que és tu que falas comigo”.
Deus te trouxe aqui neste reencontro, para que você exponha toda sua insegurança, e para que você saia daqui com a certeza de que TUDO DE DEUS TEM PARA FAZER E TUDO QUE DEUS QUER DE VOCÊ.
– Os complexados e medrosos sempre querem uma prova a mais de que vão conseguir.
– Deus já tem lhe dado provas de que está contigo.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Traduzido Por: Template Para Blogspot