Ira e Perdão


Texto: Efésios 4:30-32

Introdução:

Há um poder incrível no perdão. É a solução de Deus para a amargura, o ressentimento e a hostilidade. Você e eu precisamos da liberdade encontrada apenas através do sincero e completo perdão liberado aos outros.

I. Algumas definições

A. A ira é um sentimento forte de descontentamento intenso, hostilidade ou indignação, como resultado de uma ameaça real ou imaginária, insulto, frustração e injustiça para si ou outras pessoas importantes para você.
B. Perdão é desistir do ressentimento contra alguém, juntamente com o seu direito de receber, não importa o que foi feito para você.
C. Perdão é a recusa deliberada, voluntária de renunciar o ressentimento e o direito de obter, com base na atitude que alguém deve pagar para o feito de errado.

II. Obstáculos para o perdão

A. Falta de desejo: Você não quer perdoar.
B. Ensaiando o que aconteceu: Algumas pessoas continuam se fixando na experiência dolorosa.
C. Orgulho: Podemos acreditar que a outra pessoa deve iniciar a reconciliação.
D. Medo: Alguns resistem perdoar para evitar parecer fraco, ser mal interpretado, ou sentir-se rejeitado.
E. Conselho negativo: amigos bem-intencionados nem sempre oferecem conselhos divinos.
F. Perdão parcial: As pessoas tentam escolher quais delitos podem ser perdoados.
G. Basear-se nas emoções: Não cometa o erro de esperar até você sentir vontade de perdoar.
H. Esperar resultados rápidos: O perdão pode levar tempo.
I. Justificar as ações da outra pessoa: Algumas pessoas vão racionalizar o que aconteceu para que elas não tenham que perdoar.

III. Ensino bíblico

A. Nossa comunhão com Deus sofre quando nós nos recusamos a liberar os outros de seus pecados contra nós (Mateus 6:14-15).
B. Devemos perdoar mais e mais. Em Mateus 18:22, Jesus diz a Pedro que ele deve perdoar a seu irmão "setenta vezes sete".
C. Você e eu devemos estar dispostos a estender misericórdia para com aqueles que pecam contra nós, porque Deus perdoou cada um de nós (Mateus 18:23-35).
D. Devemos deliberadamente afastar-se da ira e da malícia (Efésios 4:31-32).

IV. Lembretes importantes

A. Como crente, você tem a responsabilidade de tomar a iniciativa de lidar com a falta de perdão.
B. O perdão nem sempre será fácil ou rápido. Mas você não pode permitir que ele crie raízes em sua vida e se transforme em amargura.
C. Perdoar é difícil porque não é egoísta. Trata-se de que estabelece fortes sentimentos e direitos ao liberar a outra pessoa de sua obrigação de lhe pagar.
D. Você pode nunca perdoar se você esperar até que "sinta o desejo"
E. Lembre-se, o perdão não tem que sempre incluir ir a outra pessoa e confessar o seu ressentimento. Vá até a outra pessoa somente se o Senhor dirige a fazê-lo.

V. Passos para lidar com a ira

A. Reconheça que você tem sido totalmente perdoado. Deus te salvou pela graça - não porque você merecia. Ele tem oferecido gratuitamente seu perdão sua vida inteira.
B. Confesse sua ira para o Senhor. Reconheça que sua atitude não foi correta. Seja específico ao descrever a sua hostilidade e ressentimento.
C. Reconheça que falta de perdão é pecado. Sinceramente admita que é uma violação dos princípios bíblicos.
D. Peça a Deus para perdoá-lo. Você também pode precisar admitir para a outra pessoa que sua atitude para com ele ou ela estava errada.
E. Deixe a ira. Através do poder do Espírito Santo e por um ato de sua vontade, optar por deixá-la.

VI. Orientação útil

A. Deus vai revelar se você precisa ou não confessar sua falta de perdão a pessoa que te ofendeu. Quando é esse o caso, certifique-se simplesmente pedir perdão por sua atitude sem entrar em detalhes porque ele ou ela irritou você.
B. Se o encontro pessoal, não é possível, posicione duas cadeiras uma de frente para a outra. Sente-se em uma e imagine o outro indivíduo sentado em frente de você. Em seguida, confesse o seu ressentimento. Você também pode usar esta técnica para a prática de confessar uma atitude errada antes de tentar fazê-lo pessoalmente.

VII. Como saber que você perdoou

A. As emoções difíceis que você tinha para com os outros serão substituídas por compaixão.
B. Você vai ser capaz de aceitar o outro sem sentir-se amargo, mesmo que nunca mudam. Você vai tentar entender por que eles agiram como agiram.
C. Você vai se sentir grato que Deus permitiu a experiência difícil para lhe ensinar mais sobre as riquezas da sua graça.

Conclusão:

Você e eu não temos que agarrar a falta de perdão, rancor, amargura, e ressentimento. Podemos escapar das cadeias de autodestruição que embaraça aqueles que se recusam a mostrar misericórdia. Quando o Espírito Santo lembrar-lhe da pessoa que você precisa perdoar, eu espero que você não ignore a Sua voz. É minha oração que você bravamente e sabiamente escolha lidar com esses sentimentos. Meu amigo, permita que Deus te liberte - você nunca vai se arrepender.
Pr. Aldenir Araújo



0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Traduzido Por: Template Para Blogspot