Ira – Uma seta do inimigo que pode se tornar fatal. (Efésios 4:26)


Quem nunca se irou? Quem nunca teve vontade de dar um murro em alguém que nos ofendeu ou tratou indiferente?
Pois é, isso acontece conosco todos os dias. Mas o problema não está em irar-se, o próprio Jesus se irou. O problema está no que fazemos quando estamos irados e qual o motivo da ira.

Temos acompanhado os noticiários casos em que pessoas tiraram a vida de outras por motivos fúteis. Pessoas que alimentaram em seus corações um desejo ardente da ira que os levaram a perderem o controle e se arruinarem por cauda de discurssões que iniciaram por causa de uma pisada no pé ou uma fechada no transito.
Por trás de muitos problemas emocionais está uma raiz de ira. Existem pessoas que vivem marcadas por profundas feridas na alma adquiridas na infância, ocasionadas muitas vezes pelos próprios pais, que irados proferiram palavras amaldiçoadoras, ferinas e que alguns casos chegaram até ao espancamento.
Você já deve ter ouvido falar na história de Nabal, um homem iracundo que tinha uma bela mulher, chamada Abigail. Ele era violento e brigava com todo mundo. A sua ira o levou a destruição, perdeu tudo e também a própria vida.
Entendendo a Raiz da Ira:
(Salmos 4:4-5)

Ira => Forte sentimento de insatisfação ou desejo de vingança, desprazer, raiva, hostilidade.
1- O que é ira?
2- Por que nos iramos?
3- Quais resultados da ira não resolvida?
4- Como agir quando estamos irados?

1- Ira é o desejo ardente de corrigir, atacar, ou destruir algo ou alguém que nos incomoda ou ameaça.
A ira pode se acender por causa de alguma injustiça, quando nosso caráter é difamado, quando blasfemam do no nome de Deus, seus propósitos e etc…

A ira pode se tornar pecaminosa quando:
• Começamos a defender nosso ego e não corrigimos a injustiça.
• Atacamos as pessoas ao invés de tratarmos do erro cometido.
• Alimentamos nossa ira mais de um dia e ela se torna destrutiva. Geralmente se atacamos ou queremos destruir alguém é porque nosso ego foi ameaçado ou alguém mexeu em nossa ferida.

Quando nos sentimos irados duas atitudes naturais ocorrem:
Fugir – baseando-se no medo e insegurança.
Atacar – Baseando- se na própria ira.

Fugimos para se esconder da ira ou atacamos em respostar a ela.
Quando a ira se torna pecaminosa, queremos destruir o próximo, alimentamos um desejo de ver quem nos feriu, sofrer.
Lembro-me de certa ocasião quando participei de um acampamento, algumas coisas aconteceram e tive meu nome incluído em uma confusão. Acusaram-me de algo que não tinha feito.
Naquele momento meu coração se irou, fui tomado de um sentimento de raiva, que me deixou completamente cego. A única coisa que eu queria era provar que eu não tinha feito o que falaram.
Uma grande confusão se estendeu, outras pessoas foram envolvidas e quanto mais eu queria provar minha inocência, mas a confusão aumentava. Havia mexido com meu ego, eu não poderia permitir que aquelas pessoas ficassem impune, elas tinham que pagar por terem falado de mim. Eu me sentia injustiçado, humilhado… Eles vão pagar, era tudo o que eu conseguia pensar e sentir.
A ira nos deixa completamente cegos. Ela abre a porta para a amargura. E naquele momento essa semente maldita estava sendo semeada em meu coração.
2- Precisamos discernir se o que nos incomoda reflete algo que Deus quer mudar em nós ou se a fonte da dor está fora de nós e precisa ser corrigida e mudada.
Nós nos iramos quando alguém ameaça nosso sentido de valor. Às vezes tal ameaça nos leva a fugir, e em outros casos a confrontar em amor.

Mesmo na fuga é normal sentir ira. Muitas das vezes o silêncio e o distanciamento são expressões da ira.
Quando as pessoas agem contra nós, precisamos distinguir se estamos defendendo nosso ego de forma doentia ou de forma saudável. Pois quando estamos feridos essa habilidade de discernir as mentiras do diabo diminui.

Se estivermos vivendo em um ambiente de acusações e rejeições, precisamos sair dele para curar nossas feridas e entender nossa ira.
3- Quando a ira encontra espaço em nosso coração pode gerar:
• Violência – é a manifestação mais óbvia da ira. Pode ser física ou carnal.
• Amargura – é um veneno que contagia todo nosso ser e também quem está a nossa volta. Uma espécie de câncer espiritual que vai aos poucos nos matando.
• Depressão – a ira reprimida pode nos levar a este estágio.

4- Precisamos fazer três coisas quando estamos irados:
1- Entender a ira – Precisamos da ajuda de Deus para entendermos a dor que estamos sentindo e nos indicarmos até que ponto algo em nós necessita mudar.
A ira se não for por justiça e por Deus, tem a tendência de ser contra Ele, começamos a pensar que Deus não está no controle de todas as coisas.
2- Expressar a ira – Precisamos reconhecer nossas emoções e nos responsabilizarmos por elas. Temos a tendência de quando estamos irados acusar, e quando fazemos isso permitimos que o diabo faça seu trabalho por intermédio de nós. Mas se reconhecermos e confessarmos permitimos que o Espírito Santo faça o seu trabalho.

Exemplos de Frases de acusação:
- Você me ofendeu!
- Você precisa mudar, o erro está em você!
- Você nunca entende!

Exemplos de Frases de confissão;
- Sinto-me ofendido!
- Estou preocupado, alguma coisa precisa mudar!
- Não estou conseguindo me comunicar, será que você consegue me entender?

Expresse a sua ira para com Deus, Ele entende, conhece a nossa dor e deseja muito mais que nos expressemos do que ficarmos longe Dele.
3- Resolver a ira – quando nossa ira é egocêntrica, queremos a todo custo defender e exaltar a nós mesmo. Precisamos nos arrepender com humildade e quebrantamento. Uma resposta errada em direção a nossa ira pode ser fatal.
Quando se sentir injustiçado, rejeitado, ferido… Não durma com ira. Coloque-se diante de Deus e faça como nos orienta o salmos 4: 4-5:
Não permita que da ira brote a amargura e assim toda uma vida venha ser contaminada. A ira é uma obra da carne (Gálatas 5:19-21) e a ira não produz a justiça de Deus (Tiago 1:20).
Como remidos no Senhor não podemos andar segundo a carne, mas nos despojando de tudo isso; ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena no falar (Colossensses 3:8). Porque Deus não nos destinou para ira e sim para alcançar salvação em Cristo Jesus.

Que Deus o abençoe!

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Traduzido Por: Template Para Blogspot