Pergunta certa! Resposta errada!


Texto: Marcos 10:17-22
Introdução: Este fato é narrado em Mateus 19:16-22, Marcos 10:17-22 e Lucas 18:18-30. Aprendemos com Lucas 18:18 que o jovem rico era um homem de posição. Tudo o que sabemos com certeza é o que a Bíblia nos diz sobre ele, mas alguns especulam que ele pode ter sido nomeado para uma posição de destaque por autoridades romanas por causa de sua grande riqueza e excelente caráter. 
Para muitas empresas, o fim do ano é o início do inventário. É também um bom momento para nós fazermos o inventário da nossa vida espiritual e do grau de nosso compromisso de seguir a Cristo. Este jovem rico fez o inventário de sua vida e descobriu que estava faltando alguma coisa. Enquanto damos uma olhada nele, veremos que ele fez a pergunta certa, mas ele não aceitou a resposta certa.
I. Havia muito para elogiar este jovem.
1. Ele era perceptivo: Ele sabia quem tinha a resposta para ele, e foi a Jesus com sua investigação.
2. Ele estava ansioso para encontrar-se com Jesus: "ele veio correndo" (Marcos 10:17)
3. Ele foi humilde: "ajoelhou-se diante dele" (Marcos 10:17)
4. Ele foi reverente: ele se refere a Jesus como "bom Mestre", ao que Jesus respondeu: "Por que me chamais bom? Ninguém é bom senão um só, que é Deus" Observe: O jovem não se retratou de sua saudação. Ele reconheceu Jesus como o Filho de Deus.
5. Ele possuía caráter moral: Quando Jesus disse-lhe: "Mas se você quiser entrar na vida, observa os mandamentos", ele respondeu: "...Mestre, tudo isso tenho guardado desde a minha juventude". Note que Jesus não contestou sua afirmação.
II. Ele percebeu que estava faltando algo em sua vida.
1. Os textos sinópticos nos dizem que ele sabia que algo muito importante estava faltando em sua vida. Ele sabia que seu bom caráter moral por si só não poderia preencher o vazio que ele sentia em sua vida. Essa necessidade angustiante é o que o levou a Jesus. Ele sabia que a educação, a religião e a riqueza não estavam satisfazendo sua fome espiritual profunda. 
2. Após afirmar que tinha guardado todos os mandamentos desde a juventude, Jesus lhe disse: “... Uma coisa te falta; vai vende tudo quanto tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue-me".
III. Coisas que impedem as pessoas de aceitar a Cristo.
1. Para este jovem, era o amor pelas coisas materiais. 
Na realidade, ele estava desobedecendo ao primeiro mandamento: "Não terás outros deuses diante de mim." (Êxodo 20:3). Como resultado de escolher as riquezas do mundo e, pelo que sabemos pela Palavra de Deus, este excelente jovem tem toda a eternidade para refletir sobre a profunda questão de Jesus: "Pois que aproveita ao homem se ganhar o mundo inteiro, e perde sua própria alma" (Marcos 8:36)
2. Para outros, pode ser o amor por prazeres mundanos. João nos adverte "Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vêm do Pai, mas sim do mundo. Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre”. (I João 2:15-17)
3. Para outros, pode ser o desejo de ser popular; ao ponto de se comprometerem moralmente. Tiago nos adverte "Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus." (Tiago 4:4).
IV. A decisão trágica que o jovem tomou. "Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitos bens”. 
1. Considere o que ele reteve:
a. Ele se afastou de Jesus com todas as suas riquezas mundanas, que ele foi capaz de aproveitar durante o tempo que viveu nesta terra.
b. Ele se afastou de Jesus com uma sensação de que faltava algo em sua vida. Isto lhe garantiu que durante toda sua vida ele sempre experimentou um sentimento de vazio espiritual.
c. Ele se afastou de Jesus com um coração triste. (Mateus 19:22) Nenhum homem pode encontrar a verdadeira felicidade além da fé no Senhor Jesus Cristo.
2. Veja o que ele perdeu:
a. A vida eterna: "Aquele que crê no Filho tem a vida eterna, e quem não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele." (João 3:36 )
b. A vida plena: Jesus disse: "... eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”. (João 10:10)
c. A oportunidade de se tornar um dos discípulos de Jesus: “... E vem e segue-me" Este privilégio incrível era seu para ser aproveitado. Basta pensar nisso! Jesus convidou-o a se tornar um dos Seus discípulos! A decisão desse jovem de se afastar de Jesus tem que ir para a história como uma das decisões mais trágicas que alguém já fez.
Conclusão: Caro amigo não crente você tem a pergunta certa no seu coração ("O que me falta ainda?”). 
Em caso afirmativo, por que não aceitar à resposta certa? Jesus disse: "aquele que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora" (João 6:37) 
O aceite hoje como seu Salvador e proclame-o como Senhor de sua vida e experimente a alegria que vem quando você assim o faz.



Pr. Aldenir Araújo

 

1 comentários:

Unknown disse...

Amém Irmãos! Palavra ebençoada!
Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa.
João 4:35

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Traduzido Por: Template Para Blogspot