Pode um cristão praticar Yoga?


Reproduzimos artigo sobre a relação entre yoga e do cristianismo escrita pelo professor Joel S.Peters, que leciona teologia católica em uma escola secundária no Instituto Montvale, New Jersey (Estados Unidos).
***
“Não é raro nestes dias se ver publicidade e promoção de yoga, existem muitos livros sobre yoga , existem muitos sites da Internet que tratam de filosofia e prática, e os seminários são rotineiramente oferecidos em academias, clubes de saúde e até mesmo algumas instituições “católicas”
Na verdade alguns cristãos incorporaram yoga em suas vidas e não vem nada de errado em praticar yoga e ficariam até surpresos ao saber que representa uma ameaça espiritual de qualquer tipo.
“Existe uma grande ignorância sobre yoga” É precisamente por causa dessa ignorância sobre yoga – da parte dos cristãos professos – eu decidi  escrever este artigo. Eu não tenho nenhuma dúvida de que a vasta maioria dos crentes que praticam ioga são ignorantes da sua verdadeira natureza e propósito e eles provavelmente o veem  como “apenas um exercício.” Mas é aí que reside seu maior perigo.
Quando a ioga é reduzida a uma mera disciplina física com pouca ou nenhuma relação aos seus fundamentos espirituais, corremos o risco de ser enganados sobre algo que pode ter influência significativa no nosso bem-estar espiritual.
Afinal, O que é yoga? “As origens da Yoga remonta a 5.000 anos e os seus princípios são distribuídos através da transmissão oral. Esta tradição foi eventualmente cometido à escrita e, em seguida, yoga fez a sua aparição nos quatro textos antigos hindus conhecidas como Vedas , o mais antigo dos quais data de 1500 aC , mais tarde, um homem chamado Patanjali compilou e codificou a quantidade total de conhecimento sobre yoga. Fontes discordam sobre quando isso aconteceu, com datas que vão desde o século IV aC ao século II dC.
O seu trabalho, chamado Yoga Sutra, é o texto oficial sobre yoga , reconhecido por todas as escolas.
Hinduísmo e yoga são indissociáveis! “O “yoga” palavra deriva da raiz sânscrita yuj, que significa“união” ou “jugo”O sânscrito é a antiga língua do hinduísmo e, portanto,não deveria ser surpreendente saber que o yoga está intimamente ligado com essa religião . Na realidade, o significado de “yoga” é muito semelhante ao da palavra latina “religio”, da qual deriva a nossa palavra “religião” – que significa “manter” ou “ligar-se”.Para ambas as palavras, a implicação clara é que a pessoa tenha “união” a algo espiritual.
Mais significativo ainda é a razão que o yoga se desenvolveu. ” No hinduísmo existem três caminhos para a salvação : obras (rituais, obrigações e cerimônias que contribuem para um do mérito),conhecimento (compreensão de que a verdadeira causa do mal e da miséria não é pecado, mas a ignorância sobre a verdadeira natureza da nossa existência) e devoção (o culto de deuses e deusas hindus).
“Yoga é um sistema de filosofia hindu “, dentro dele há três escolas de filosofia: Vedanta, Sankhya e Yoga . Então, claramente colocado, a ioga é um sistema de filosofia hindu projetado para levar o praticante à iluminação espiritual ou salvaçãoDentro desse processo, o mecanismo específico é o uso de posturas físicas (asanas), juntamente com exercícios respiratórios que são especificamente concebidos para melhorar a meditação e alterar o estado da consciência para que o praticante possa alcançar a união com “realidade mais elevada.
Está fora do objetivo deste artigo lidar com os diferentes tipos de yoga, é importante notar que, apesar de que os componentes dentro de seus ramos possam variar, seu objetivo final é o mesmo, ou seja, a alteração da consciência para atingir um estado espiritual.
Yoga e religião tem forte relação. Considere os seguintes exemplos de alguns autores que tentam separar a prática física da religiosa: ” . Yoga não é uma religião, pois pode ser praticado em harmonia com qualquer crença religiosa “ . (Rammurti S. Mishra, Fundamentos de Yoga)
“Yoga” é uma abordagem holística sobre como viver a nossa vidas. Ela nos leva a uma nova forma de vida. não uma religião, para que ele possa ser combinado com qualquer religião para aumentar a riqueza de qualquer tradição “(Mischala Joy Devi, O Caminho de Cura Yoga).
” Algumas pessoas pensam que o yoga é ginástica, exemplificados pelo headstand, a postura de lótus, outros acham que é um sistema de meditação. No entanto há aqueles que olham, talvez com medo, como uma religião . Todos estes estereótipos são falsos. ” (Georg Feuerstein e Stephan Bodian, editores, Living Yoga).
“Mas o que é yoga? não apenas o relaxamento, meditação ou apenas um método respiratório; não apenas cruzar as pernas, fechar os olhos, colocar os polegares e índices e “OM …” cantarem e certamente não um culto ou uma religião “ (Larry e Richard Payne Usatine, Yoga Rx).
Se a ioga não é realmente uma ação religiãosa, então como explicar o fato de que ela tem um papel proeminente nos Vedas, o Bhagavad-Gita e os Upanishads , que são os livros sagrados hindus?
Assim, essas negações refletem a ignorância, na melhor das hipóteses, por parte desses autores (o que é insustentável à luz do nível destes mestres de yoga) e na pior das hipóteses, uma distorção deliberada do que realmente é yoga …Ambas as explicações têm problemas.
Por que a prática do yoga é um problema para o cristão? “No coração do hinduísmo existe a visão de mundo monista – que defende que toda a realidade é, em última análise uma e ela tem um “essência” comum de Deus. Em outras palavras, meu próprio ser ou identidade é realmente a mesma identidade como todos os outros seres.
Embora os rótulos variam de acordo com esta substância (por exemplo, a consciência cósmica universal, eterna, etc.), O mesmo conceito básico, ou seja, é que o universo é entendido como um poder eterno, divino e espiritual , e que todos entidades existentes – incluindo os humanos – são extensões da mesma. 
Yoga é o veículo que une o praticante (masculino = yogi, feminino = Yogini) com esta energia cósmica
A tarefa do iogue é, portanto, dupla: (1) rejeitar a noção como  ”errada” que cada pessoa é um ser único diferente do resto da criação, e (2) “tornar-se um “com esta energia cósmica conhecido como uma realidade maior  e totalizante.
A visão acima é estranha – até mesmo diametralmente oposta – a visão cristã. Assim, o contexto real que define o yoga é desviado radicalmente a partir da percepção cristã da realidade, através do qual o crente deve reconhecer certamente que: (a) é de fato uma criação única de Deus ( b) nem o homem nem o universo criado é divino, e (c) o propósito da vida é o crescimento em relação do Criador com um pessoal, amorosa, divina, embora eternamente distinto do que foi criado, ele chama em comunhão com ele. A discrepância entre esses dois pontos de vista não poderia ser maior .
E sobre os benefícios de saúde de yoga? “Mas não é possível alcançar benefícios físicos da yoga para além dos aspectos religiosos? Esta pergunta é enganosa e revela um certo desconhecimento do autor da pergunta. É enganosa, porque pressupõe que podem surgir é uma dicotomia entre as posturas físicas do yoga e da espiritualidade por trás , em sua verdadeira natureza.O corpo e  o espiritual caminham juntos. “sugerem que se pode obter apenas benefícios físicos da yoga, sem ser afetado – de alguma forma – para a sua fundação espiritual .
Yoga não é primariamente o relaxamento do corpo , mas o uso de meios físicos para atingir um fim espiritual.
Portanto, a questão de separar o físico do espiritual é realmente uma contradição em termos. De fato, se se consulta a enorme quantidade de material disponível, torna-se patentemente claro que as considerações relativas aos benefícios físicos são secundários . Normalmente, a ioga é apresentada como sendo principalmente para atualizar o potencial espiritual, atingir a “liberdade”, transcendendo o ego e assim por diante. Yoga tem um componente espiritual independentemente do consciente “
Seria como se um católico perguntasse se se pode receber a Eucaristia e não ser parte de algo religioso.
Ou pensar o contrário. Se um ateu  consome uma Hóstia Consagrada podemos argumentar que recebeu o Corpo de Cristo? Podemos dizer que simplesmente foi “submetido a mecanismos físicos” para receber, mas não se envolveu em uma atividade espiritual?
Tecnicamente falando, a Eucaristia é uma realidade espiritual independente das crenças do destinatário, o mesmo é verdadeiro na yoga. Assim como a presença real de Cristo está contida dentro da hóstia consagrada, independentemente de saber se alguém acredita ou não, do mesmo modo a ioga tem um componente espiritual que é real, independentemente do propósito específico do praticante, ou dos efeitos físicos positivos. ” Mas espere “- você disse -” Eu estive praticando yoga há algum tempo, e como resultado eu me tornei mais calmo e tem tido um efeito no meu bem-estar físico positivo.
Bem, mais uma vez não posso negar as ” boas”  conseqüências físicas da yoga, mas eu suspeito que os seus efeitos espirituais podem ser mais sutis e, portanto, mais evasivo de identificar. Note-se que os seres humanos são espíritos encarnados, de modo que quando nos envolvemos em uma atividade espiritual que deve, naturalmente, produzir algum tipo de resultado.
O barômetro final de qualquer prática espiritual do ponto de vista católico é se este esforço leva a uma profunda relacionamento com Cristo!
A Igreja Católica formalmente tem algo a dizer sobre yoga? “Sim. Na Carta aos Bispos da Igreja Católica sobre alguns aspectos da Meditação Cristã, 1989 (a seguir: “aspectos”), a Congregação para a Doutrina da Fé se concentra em várias práticas espirituais orientais e sua inclusão na vida espiritual dos cristãos.
Numa nota de rodapé na página 2 afirma especificamente que “A expressão ‘métodos orientais’. São considerados métodos inspirados pelo hinduísmo e o budismo, como o ‘Zen’, a ‘meditação transcendental’ ou ‘Yoga ‘. m
“Embora este documento não condene expressamente o yoga, recomendada cautela na utilização de práticas espirituais, meditaçãoou mística que são desprovidas de um contexto marcadamente cristão, por exemplo, o número 12 diz: “Estas e outras propostas para harmonizar a meditação cristã com técnicas orientais precisam ser continuamente monitoradas com discernimento cuidadoso do conteúdo e método, para evitar cair no sincretismo “.
Ele também afirma que os aspectos físicos (por exemplo, posturas de yoga) ” podem afetar a nossa espiritualidade : “A experiência humana mostra que a posição e atitude do corpo não são sem influência no recolhimento e disposições do espírito.Este é um fato para que a atenção tem sido dada alguns escritores espirituais do Oriente e do Ocidente cristão. “(# 26) Não deve ser confundido com o Espírito Santo “De todas as observações do documento, o mais digno de atenção é tão cru quanto a isso euforia espiritual e física – o que deve resultar da prática de yoga – nem sempre o que parece ser: “Alguns exercícios físicos automaticamente produzem uma sensação de calma e relaxamento, sensações agradáveis, talvez até fenômenos de luz e calor semelhantes a um ser espiritualidentificar isso com as consolações autênticas do Espírito Santo seria uma forma totalmente errada de conceber a vida espiritual .
Dar-lhes um significado simbólico típico da experiência mística, quando a condição moral da pessoa em causa não corresponde com ele, representam uma espécie de esquizofrenia mental que também poderia levar a perturbação psíquica e, às vezes, a desvios morais. “(# 28) É Difícil conciliar Cristianismo com yoga “
Em 2003, o Pontifício Conselho da Igreja Católica para o Diálogo Inter-religioso publicou um documento intitulado Jesus Cristo: Portador da Água da Vida. Embora focado no movimento do Nova Era, encontramos novamente incluído o tema da yoga: “Entre as tradições que desaguam a Nova Era estão as antigas práticas de ocultismo egípcio, a Cabala , o gnosticismo dos primeiros cristãos, o Sufismo, a sabedoria dos druidas, o cristianismo Celtic, a alquimia medieval, renascentista hermetismo, zen-budismo, yoga, etc “.. (# 2.1) “
Como no documento que o precedeu, aconselha cuidados no uso de práticas não-cristãs.
Seria imprudente e falso dizer que tudo ligado a esse movimento é bom, ruim ou tudo o que lhe diz respeito. No entanto, dada a visão subjacente da religiosidade Nova Era em geral é difícil de conciliar com a doutrina cristã e da espiritualidade . “(# 2) Um estado de consciência alterada “Essa” visão subjacente “carrega uma semelhança impressionante com a visão hindu de mundo e muitos dos termos e conceitos utilizados no movimento da Nova Era, essencialmente, transmitir a mesma realidade que é o objetivo do Yoga: um estado alterado de consciência, que é como um meio para uma experiência espiritual transcendente.
Além disso, a própria noção de seres humanos que se fundem com a consciência cósmica divina contradiz o que a Igreja diz sobre uma experiência real mística: “Para abordar esse mistério de união com Deus, que os Padres gregos chamado de divinização do homem, e de apreender com precisão a maneira pela qual elas são feitas, é preciso primeiro lembrar que o homem é essencialmente uma criatura, por isso nunca será possível absorção do ser humano no ser divino, mesmo nos mais elevados estados de graça. “( Aspectos , # 14, grifo do autor)
Pode a ioga ajudar-nos a orar?
Para os cristãos que queiram utilizar as técnicas de meditação da yoga como uma preparação ou uma ajuda à oração, devemos estar conscientes da verdadeira natureza de toda a atividade espiritual, “Aoração cristã é sempre determinada pela estrutura da fé cristã , em que brilha a verdade de Deus e a criatura. Assim configurado, propriamente falando, como um diálogo pessoal, íntimo e profundo, entre o homem e Deus. Ela expressa, portanto, a comunhão das criaturas redimidas com a vida íntima das Pessoas da Trindade “(Aspectos, # 3).
“Devemos ser igualmente cuidadosos com a diferença fundamental para cristãos e hindus a cerca das experiências místicas:” Para os cristãos A vida espiritual é uma relação com Deus que está se tornando cada vez mais profunda com a ajuda da graça , em um processo que também ilumina o relacionamento com nossos irmãos.
“Espiritualidade”,no conceito da Nova Era significa experimentar estados de consciência dominados por um sentido de harmonia e de fusão com o Todo . Assim, “misticismo” não se refere a um encontro com o Deus transcendente na plenitude do amor, mas a experiência engendrada, girando sobre si mesma , um sentido exultante de estar em comunhão com o universo, a individualidade, vamos afundar no grande oceano do Ser “. ( Transportadora , # 3,4)
Há outros riscos associados com ioga? “Sim Lembre-se que aspectos afirmaram que uma discrepância entre uma experiência mística e o estado de alma de uma pessoa pode levar a “Os distúrbios psíquicos.”
Em outras palavras, uma pessoa que está tendo uma experiência mística não profundamente baseada em Cristo poderá enfrentar algumas anomalias graves espirituais . Não deve nos surpreender, então, ao descobrir que os fenômenos psíquicos são essenciais para o “benefícios” de yoga. Poderes ocultos condenados por Deus “.
Por exemplo, Rammurti S. Mishra (citado acima) afirma que através do yoga uma pessoa pode” adquirir o poder de ver e saber, sem a ajuda de outras maneiras … “” saber eventos passados ​​e eventos futuros … “,” abrir o terceiro olho em você, que é chamado … “olho divino” [a] “auras de experiência e corpos astrais que” vêm para servir o iogue [] “e obter poderes de clarividência e visão.
Basta folhear as páginas do Antigo Testamento para ver que tais habilidades são poderes muito ocultos e são condenados por Deus no Deut mais inequívoca e contundente. (Lev. 19:26,31. 18:09 -14; 2 Reis 17:13-15, 17-18, 2 Crônicas 33:1-2,6) “
Dos quatro professores de yoga acima mencionados, Mishra não está sozinho em dizer que a ioga pode desenvolver as habilidades nota psíquica ou submeter uma pessoa a fenômenos psíquicos.
Feuerstein e Bodian  afirmam que as experiências possíveis através do yoga incluem ” sonho lúcido, estado sem corpo, clarividência e outros poderes psíquicos , bem como ecstasy, estados místicos, e no ápice do todos eles de nascimento “.
Em”Silva, Mira e Shyam Mehta, Yoga: O Caminho Iyengar, somos informados de que” estados superiores de consciência [de yoga] … resultam em sabedoria espiritual. Eles também oferecem várias realizações sobrenaturais (siddhis), de acordo com o objetivo da meditação.
Dadas estas admissões feitas por professores de yoga, de que sua prática é um desenvolvimento inevitável de habilidades psíquicas – na verdade, é o seu verdadeiro objetivo –  o cristão que a pratica vive  um sério dilema moral e espiritual: deve desenvolver uma atividade cujo objetivo principal é cultivar “poderes” que Deus expressamente condena? não evitando o fato de que Yoga promove esses recursos e não podemos esconder o fato de que Deus nos diz que eles são espiritualmente nocivos para suas criaturas.
A Yoga tem uma opinião contrária ao cristianismo, está intrinsecamente baseada em uma filosofia evisão de que são substancialmente contrário para a fé cristã . Sua finalidade expressa é alcançar estados alterados de consciência que levam a um “nascimento” espiritual.
…E pensávamos que a ioga era apenas um exercício físico. “

2 comentários:

ebvirtual disse...

Os cristãos precisam estar mais atentos nas armadilhas à sua volta.

Unknown disse...

parabéns pelo excelente texto muito explicativo e profundo, os cristãos que tiverem o privilégio de ler a sua postagem agora não tem motivos para permanecer na ignorância. QUE O SENHOR CONTINUE TE USANDO como um verdadeiro ATALAIA.

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Traduzido Por: Template Para Blogspot