Renovando o sentido de proposito na vida


Texto: Zacarias 2:1-13

Introdução:

O Senhor levanta o profeta Zacarias em um momento quando o povo precisava de novos ânimos. O povo trabalhava na reconstrução do Templo de Jerusalém, e por causa da oposição, e a preocupação por outras coisas, o trabalho havia parado. O templo deveria ser concluído, mas para isto o povo precisava de um sentido de propósito. 
Aparentemente o povo tinha desanimado na construção do templo, e ainda continuavam trabalhando, e já não o faziam com o mesmo vigor do principio.

É muito parecido com a situação das pessoas que se sentem desanimadas com a vida. Vivem a vida, mas não com o mesmo vigor de antes. Trabalham, se esforçam, estudam, mas não tem ânimo para seguir adiante. Acabou o vigor pela vida, e assim, a vida não tem sentido. 
Proposição. É preciso uma mudança de atitude para renovar o sentido de propósito na vida que vem da seguinte maneira: 

1. Quando compreendo o que significo para Deus (v. 8b)

Porque assim diz o SENHOR dos Exércitos: Depois da glória, ele me enviou às nações que vos despojaram; porque aquele que tocar em vós toca na menina do seu olho” 
Algo significativo é algo importante ou de valor.

O senhor é claro ao dizer que você é tão importante para ele que ele o protege como a menina de seus olhos. 
Isaias 49:15 Pode uma mulher esquecer-se tanto do filho que cria, que se não compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas, ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, me não esquecerei de ti”

Sua vida terá um sentido diferente quando você compreender que Deus no se esqueceu de você. Você é importante para Deus.

2. Quando compreendo o quanto tenho valor para Deus (v. 5, 9).

5. E eu, diz o SENHOR, serei para ela um muro de fogo em redor e eu mesmo serei, no meio dela, a sua glória”
9. Porque eis aí levantarei a minha mão sobre eles, e eles virão a ser a presa daqueles que os serviram; assim, sabereis vós que o SENHOR dos Exércitos me enviou”
O valor que damos a algo ou a alguém determina o grau de importância que lhe damos. Portanto, o protegemos com o mesmo cuidado. 
Você é tão valioso para Deus que ele te protege como com um muro de fogo e levanta sua mão contra os que o querem prejudicar.

Ilustrar com o exemplo de João 10:7 onde Jesus disse que ele é a porta. Em outras palavras, Jesus se coloca como uma porta para cuidar da sua vida. Se alguém quer te causar algum dano, primeiro tem que se ver com Jesus.
Êxodo 19:5 está escrito que somos seu especial tesouro. Romanos 8:32 diz: Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós.." 
Sua vida terá propósito quando você compreender que você vale muito para Deus.  

3. Quando compreendo o desejo de Deus para minha vida (v. 10)

Não há coisa mais gratificante que uma vida feliz. 
A verdadeira felicidade vem de dentro para fora. Portanto, a verdadeira felicidade tem a ver com nosso bem-estar espiritual, o que se verá refletido nas diferentes áreas de nossa vida. 
Por isso o Senhor Jesus disse rios de água viva correrão do seu interior” (João 7:37).

O desejo de Deus é a sua felicidade, tanto que em Mateus 5:4 diz: Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados”.
A sua vida terá propósito quando você compreender que Deus deseja somente a sua felicidade. Por isso ele diz no v. 10 “canta e exulta”

4. Quando compreendo o tamanho da benção que Deus tem para mim (v. 4)

Benção é receber de parte de Deus o bem-estar e a prosperidade. 
O v. 4 ilustra o tamanho da benção que Deus nos quer dar: tão grande que não há muros que a possam conter.  
Por isso entendemos que a benção de Deus é integral, quer dizer, em todas as áreas de nossa vida: espiritual, física, material, e financeira (3 João 2)

É importante entender que a prosperidade que vem de Deus; a teremos quando mantermos um contato permanente com a Palavra de Deus. Josué 1:8 diz: Não se aparte da tua boca o livro desta Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduzirás”
Sua vida terá propósito quando você compreender que Deus somente deseja abençoá-lo e que seja prospero. Para isto, você precisa se voltar para Deus com todo o coração, porque onde esta seu tesouro, ali estará o seu coração (Mateus 6:21).

5. Quando compreendo o que Deus quer fazer por meio de mim (v. 4, 11)

Os vv. 4 e 11 mostram que muitas pessoas serão impactadas por meio da sua vida. Este impacto pode ser negativo ou positivo.  
Deus não somente quer te abençoar como também quer que você seja um instrumento de benção. Genesis 12:3 que “em ti serão benditas todas as famílias da terra” Malaquias 3:12 diz que E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o SENHOR dos Exércitos”

Sem duvida, quando você compreende que Deus somente deseja sua benção, felicidade, e prosperidade; a sua atitude para com as outras pessoas também mudará.
Sua vida terá um propósito diferente quando você compreender que é através de você que Deus quer abençoar a sua família, e a todos com quantos você tiver contato.

6. Quando compreendo que fui criado para adorar a Deus (v. 10)

Quando Deus criou todas as coisas, até que tudo estava de acordo como o mais alto grau de qualidade, foi que Deus criou o homem. O ser humano é a máxima criação, por isso é que valemos e significamos tanto para Deus, porque fomos criados a sua imagem e semelhança.
A Bíblia diz que fomos criados “afim de que sejamos para louvor da sua gloria” (Efésios 1:12). 
Cantar e alegrar-se são em si uma mudança voluntaria que requer disposição pessoal. Portanto, louve a Deus alegremente porque você foi criado com o propósito específico de dar a ele a gloria.

Conclusão:

Deus não faz as coisas por casualidade, tudo o que Deus faz tem um propósito. Agora você compreende claramente que você não é o resultado da casualidade, nem que sua vida nesta terra não tem sentido. Você e a criação especial de Deus, e você existes para a gloria dele.
É possível que você não se sinta tão especial neste momento. Mas Deus te olha com olhos diferentes, pois você vale muito para Ele, tanto que ele deseja a sua felicidade e prosperidade. Ele deseja que você seja uma pessoa feliz. 
Portanto, não perca o ânimo pela vida, pois Deus ainda não terminou com você. Ele te diz porque eis que venho e habitarei no meio de ti, diz o SENHOR” (v.10).


Pr. Aldenir Araújo



0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Traduzido Por: Template Para Blogspot