Vem e Vê


Como você tem visto Jesus ?
A visão que você tem Dele é apenas superficial?
Você tem enxergado Ele na “sua vida” ?
Perguntas como essas permeiam a vida de muitos que se dizem cristãos, que de certa forma professam viver o cristianismo. Mas na realidade a pergunta mais importante que deveríamos fazer a nós mesmos é:
Será que temos visto Cristo e temos tido a mesma visão Dele ?
Diz a palavra de Deus que após Cristo ter sido crucificado havia no caminho de Emaús dois de seus “discípulos”. Diz que enquanto andavam iam falando de tudo aquilo qual havia acontecido(a crucificação de Jesus). Diz a palavra que Jesus se aproximou e “ia” com eles, mas os olhos deles estavam como que fechados e eles não O conheceram. Essa passagem mostra a realidade de muitas pessoas hoje. Muitas são os conhecedores da vida de Jesus, mas que não conseguem enxergar a vida de Jesus, no presente, na sua jornada diária. Muitas vezes as pessoas lembram do que era o Jesus histórico, mas esquecem do Cristo em nós, a esperança da glória.(Cl 1:27).
Alguns fatores faz com que muitos não consigam enxergar a Cristo. Entre eles estão:
1) Falta de entendimento espiritual: Na parábola do semeador, O Senhor mostra que quando não temos entendimento da sua palavra, vem o maligno e arrebata o que nos foi semeado no coração. Estes são os que foram semeados a beira do caminho(Mt 13:19). Muitos hoje estão na beira do caminho, por não se achegarem no caminho que é Jesus e sua palavra.. Diz a palavra que estes são suscetíveis ao inimigo. Embora tenham ouvido a palavra de Deus, ficou a beira do caminho do coração deles e logo vem o Diabo e arrebata. Para que não creiam e sejam salvos.
Diz a palavra:

Portanto o meu povo é levado cativo, por falta de entendimento;..(Is 5:13)
Errais não conhecendo as escrituras ,nem o poder de Deus (Mc 12:24)

2)As preocupações e tribulações desta vida – Nesta mesma parábola, o Senhor mostra aqueles que foram semeados entre as rochas. São estes os que ouvem a palavra com alegria, mas a ansiedade, a preocupação e a tribulação por causa da palavra, logo se escandalizam. Andar em solo rochoso não é fácil, pois exige que aquele que ande com Cristo tome posição a respeito Dele e testemunhe Dele. Pedro “a rocha” foi um desses que até o dia de pentecostes estava semeado entre as rochas. Quando veio a perseguição por causa do nome de Jesus, Pedro negou seu mestre.(Mt 26:69-75). Por isso que o Senhor disse à Pedro; “Quando te converteres”. Jesus sabia que seus discípulos enfrentariam ódio e perseguição por isso (Jo 15:20-21; Lc 22:32-36). É por isso que Jesus disse que estes não tem raiz em si mesmos,ou seja, não possui profundidade. Essas pessoas estão com Cristo, mas nunca se sabe até quando estarão com Cristo. Infelizmente os que foram semeados entre as pedras não conseguem ver Jesus por completo. Diz a palavra que após a crucificação havia dois dicípulos a caminho de Emaús uma aldeia próxima de Jerusalém.
Os discípulos no caminhos de Emaús andavam ansiosos e preocupados. Quando a ansiedade e preocupação toma conta de nossas vidas, damos luz a um espírito de incredulidade. Os discípulos incrédulos disseram: “E nós que esperávamos” que fosse Ele que remisse a Israel e já é o terceiro dia que as coisas aconteceram. Que declaração mais incrédula !!

Uma pergunta: “Que visão você tem de Jesus”?
Você crê realmente que aquilo que ele prometeu é fiel pra cumprir ?

Os discípulos de Emaús além de descrentes mostravam a pouca profundidade no conhecimento de Cristo, eles mostravam pouco saber quem era aquele que andava com eles. Quando foram indagados propositalmente por Jesus sobre o que acontecerá naqueles dias , disseram:
” Ele era um profeta poderoso em palavras e obras diante de Deus e de todo povo” (Lc 24:19)
É claro que isso é uma verdade, só que não somente isso. Quantos cristãos acabam tendo uma visão limitada do Senhor. Aqueles discípulos reconheciam Jesus como profeta poderoso, mas não como o filho do Deus vivo e próprio Deus. Aqueles discípulos já haviam sido avisados pelas mulheres que ele já não estava mais lá e que anjos apareceram, disseram que “Ele vive”. (Lc 24:22-23). Alguns deles já haviam ido ao sepulcro verificar a exatidão da palavra das mulheres, mas não creram, porque não o viram(Lc 24:24). Foi preciso Jesus exortar a incredulidade deles e explicar através da palavra de Deus o que constava a seu respeito nas escrituras, para que a chama de Jesus incendiasse o coração daqueles discípulos.(Lc 24:25;26;32). Quando estamos sem raiz em Cristo,distantes de Jesus e sua palavra, somos como os discípulos de Emaús,temos uma visão limitadíssima Dele. Os discípulos de Emaús só puderam “conhecer” Jesus e ter seus olhos abertos quando convidaram Ele para passar o tempo com Eles e tiveram comunhão com sua presença(Lc 24:29-31). Outra pergunta:
Você tem convidado Cristo para ficar um tempo com você ou tem se preocupado com os cuidados deste mundo?

Você tem tido uma verdadeira comunhão com Cristo?
Aqueles discípulos só puderam enxergar Jesus quando tiveram comunhão com Ele.

3)Os cuidados do mundo – Na parábola do Semeador, O Senhor fala daqueles que foram semeados entre os espinhos. Esses são aqueles que não deixam a palavra de Deus crescer. Os cuidados, as riquezas e os deleites desta vida sufocam o espaço que seriam para Deus. O jovem rico queria andar com Jesus, mas não queria abnegar-se. Quem anda entre os espinhos fica preso. O jovem não queria renunciar sua riqueza e teve cuidado pelas coisas do mundo(Mt 19:16-23). Infelizmente por aumentar a iniqüidade e o amor a Deus se esfriando na vida das pessoas, um evangelho que se apega as coisas deste mundo tem se infiltrado e corrompido a sã doutrina. Por crescer cada dia mais o evangelho materialista, muitos tem conhecido Jesus de uma forma distorcida. A palavra de Deus diz que muitos o abandonaram quando o Senhor disse que buscavam Ele não pelos sinais que viram, mas porque comeram e se saciaram (Jo 6:26). Quando o Senhor disse que Ele é o pão da vida muitos se escandalizaram (Jo 6:48-52;60). Amados, Deus tem prazer em nos dar bençãos terrenas, mas este não deve ser nosso objetivo final. A bíblia diz: “A vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui(Lc 12:15). Não andeis ansiosos pela vossa vida, não andeis inquietos(Lc 12:22-29). Para aqueles discípulos de Emaús o Senhor perguntou:
“Porque estais perturbados? e Porque sobem dúvidas ao vosso coração ? (Lc 24:38).

4) Incredulidade – Outra coisa que impede que muitos não consigam enxergar Deus é a incredulidade. Os religiosos perguntavam: Que sinal, pois, fazes tu, para que o vejamos e creiamos em Ti? Que operas tu ?
Aqueles religiosos queriam sinais, mas nem ao menos entendiam de onde vinha a sabedoria de Jesus, a ponto de Cristo ficar admirado com a incredulidade deles(Mc 6:6).Havia um homem entre os discípulos que duvidava. Sua dúvida foi dissipada quando ele teve a experiência, quando viu o sinal. Todo incrédulo exige provas de Deus. Tomé foi um desses que duvidava. Quando disseram para ele: “Vimos o Senhor”, o que foi que ele respondeu:
“Se eu não vir nas suas mãos, o sinal dos cravos, e ali puser os meus dedos e não puser minha mão no seu lado, de modo nenhum acreditarei(Jo 20:25).
Apear do zelo em ver Jesus e ter prova de sua ressurreição, Tomé tinha dúvidas em seu coração. O fato positivo da vida de Tomé é que ele queria ter experiência com Cristo. O fato negativo era sua incredulidade, pois só acreditava vendo. Na verdade não foi só Tomé entre os discípulos que não creram. Quando Maria Madalena disse que havia visto Jesus diz a palavra de Deus que “nenhum discípulo havia crido”.(Lc 24:11). Diz a palavra de Deus que certa vez Jesus não pode fazer muitos sinais pela incredulidade e preconceito de muitos(Mt 13:58;Lc 4:16-30)
E hoje, também Jesus, nos exorta a crer sem duvidar da sua presença. E como foi com Tomé hoje ele nos declara:

“NÃO SEJA INCRÉDULO, MAS CRENTE, PARE DE DUVIDAR E CREIA (Jo 20:26).
5) Preconceito: Outra coisa que impede que vejamos ao Senhor é o preconceito. Certo dia jesus resolveu ir a Galiléia e encontrando Felipe, disse: “Siga-me”. Filipe encontrando Natanael disse-lhe:
Encontramos aquele a quem Moisés e os profetas escreveram: Jesus de Nazaré, filho de José (Jo 1:45).
Natanael exclamou : Nazaré? Pode vir uma coisa boa de lá?

Muitas vezes olhamos para o exterior , para a aparência, para o lugar de onde viemos e julgamos as pessoas por estas coisas. Mas diz a palavra de Deus que o Senhor vê o interior, o coração(I Sm 16:7). Natanael não conseguiu enxergar algo de bom naquela pequena cidade de Nazaré; Assim como Natanael, muitos religiosos não conseguem enxergar Cristo pelo preconceito territorial,pelo preconceito social (Lc 4:22;Mc 6:3;Mt 13:55) e também pela ignorância religiosa.(Jo 7:52).
A resposta de Filipe a Natanael serve de iniciativa para muitos que se acham “cegos” para Cristo: VEM E VÊ.(Jo 1:46).
A resposta de Filipe a Natanael acabou tirando a dúvida e o preconceito com relação a Cristo.

Amados, não temos como conhecer Jesus se não nos aproximarmos Dele. Quando se aproximou de Cristo, Natanael recebeu uma palavra de conhecimento que mudou seu modo de pensar e agir. A partir disso começou a andar com Cristo. Não existe outro modo de enxergar a Cristo e ter sua presença sem uma comunhão. A palavra do Senhor diz: “Achegai-vos a Deus e Ele vos achegará a vós outros(Tg 4:8). Se o buscarem, Ele o deixará que o encontrem (2 Cr 15:2). Não tem como se achegar a Jesus e não receber Dele uma palavra que toque e mude seu coração. Quando Natanael recebeu de Jesus a Sua palavra,caiu por terra todo o preconceito e dúvida. Seus olhos foram abertos.
Cristo conhecia Natanael e conhece nossa vida, bem como,nossas atitudes. Mas até nos achegarmos a Ele, ou seja, termos uma experiência pessoal com Ele, ainda teremos dúvidas a Seu respeito. Muitas pessoas querem ter experiência com Cristo, mas não dispõe a falar com Ele, em oração, e ler sua palavra.
Muitos querem viver a experiência dos outros quando na verdade o Senhor deseja se manifestar a cada um individualmente, pela sua palavra (I Cor 10:11;Jo 14:21).

Mas fica algumas perguntas para nossa vida:
Até quando seremos como Natanael que só creu porque o Senhor o viu debaixo da figueira ?
Quando deixaremos de ser como Tomé, que só creu quando viu os cravos? (Jo 1:50;20;27).

Toda dúvida com relação a Deus dever ser tirada conhecendo e se aproximando a Ele, através da leitura das Escrituras, da oração e da consagração. Essa dúvida não deve ser levada para uma teimosia, poi isso leva a perda de fé. O Senhor se manifesta de diversas formas, mas não necessariamente naquelas que queremos ou achamos.
Sabe porque a imagem física feita de Jesus nunca será a correta ?
Porque verdadeiramente o Senhor irá se manifestar para você na forma que Ele deseja.

Você nunca conseguirá enxergar Jesus no seu caminho, se não reconhecer Ele na Sua palavra. Você nunca conseguirá ouvi-lo se não reservar tempo de sua vida a conversar com Ele, pela oração; Peça ao Espirito Santo que lhe mostre Jesus.
Pois assim disse Jesus:
E guiarei os cegos pelo caminho que nunca conheceram, fá-los-ei caminhar pelas veredas que não conheceram; tornarei as trevas em luz perante eles, e as coisas tortas farei direitas. Estas coisas lhes farei, e nunca os desampararei.(Is 42:16)
“Provai e vede que o Senhor é bom”….. (Sl 34:8)
“Bem aventurados os que não viram e creram (Jo 20:29b)
“Não seja incrédulo, mas crente” (Jo 20:26)

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Traduzido Por: Template Para Blogspot