Cuidados na hora da pregação


Assim como uma construção possui sua estrutura (ou alicerces), ou o nosso corpo possui o esqueleto com a função de sustentar o corpo, a pregação (ou sermão) tem esta estrutura básica, afim de que por ela seja estruturada a pregação.
Antes de pensar na estrutura em sim, o pregador deve responder a algumas perguntas para então desenvolver a estrutura do seu sermão. Sugerimos basicamente a estas perguntas:
  1. Qual é a mensagem a ser pregada?
  2. O que é mais importante nesta mensagem?
  3. Onde será pregada?
  4. Quem são os ouvintes?
  5. Como devo ministrar?
Quando é criado um comercial de TV, por exemplo, a equipe de marketing determina qual é o perfil do público alvo para aquela campanha publicitária. Determinado este perfil é criada a campanha publicitária, tal analise deve ser o mais assertiva possível, caso contrário haverá grande desperdício de recursos e o público não será atingido. Por exemplo, se meu público alvo são crianças (para vender um jogo, por exemplo), meu comercial não pode ir ao ar  às 23:00hs do domingo, pois neste horário as crianças estão dormindo.
Do mesmo modo o pregador dever ser assertivo na hora de preparar seu sermão, e a resposta às questões acima certamente irão ajudar nesta tarefa.
Falando na estrutura básica do sermão, mais propriamente dita, podemos determinar três pontos básicos e indissolúveis, e são: Introdução, Argumentação e Conclusão.
Introdução – Esta é uma fase importante, pois é nela que o pregador deve despertar o interesse pela mensagem. É muito deselegante começar o sermão pedindo a atenção de todos, é papel do pregador, que, sutilmente, e através de argumentos, chame a atenção de todos para sua homilia. É bom lembrar que a introdução deve ser breve e apenas anunciar o tema da pregação.

Argumentação – É aqui que o pregador desenvolve o sermão mais propriamente dito. Após a introdução é hora de desenvolver o tema já apresentado na introdução. São apresentados os argumentos que fundamentam seu pensamento. E na argumentação que o pregador ensina, consola, etc.
Conclusão – Qual foi o objetivo deste sermão? Na conclusão o pegador irá “fechar” o assunto abordado. A conclusão também merce especial atenção. Quantos filmes voce já assistiu e o final te deixou decepcionado(a). Uma conclusão desastrosa coloca toda sua pregação em descrédito. Lembre-se: “Uma conclusão desanimada, deixará os ouvintes desanimados”. Baseados no objetivo específico do sermão, a conclusão é uma síntese do mesmo e deve ser uma aplicação final à vida do ouvinte.

Não foi meu intento, ensinar tudo sobre pregação, mas sim dar luz àquele que busca a cada dia crescer no ministério da palavra. Espero ter ajudado.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Traduzido Por: Template Para Blogspot