Seria mesmo um maldito aquele que confia no homem?


A bíblia nos diz em Jeremias 17:5 o seguinte: “Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR”!
Considero a falta de interpretação correta de algumas passagens bíblicas um dos maiores erros que estamos cometendo por esses dias. Temos a facilidade de pegar versículos isolados, fora do contexto e tiramos conclusões muita das vezes absurdas daquilo que foi lido. Temos que ter cuidado não só daquilo que ouvimos, mas das conclusões que tiramos acerca.
Não estou incluindo por aqui os falsos mestres, as doutrinas de demônios, os falsos pastores (o que é bíblico), mas incluo a falta de conhecimento (o que também é bíblica).
Temos uma facilidade enorme de contextualizar para as nossas vidas aquilo que não é para ser contextualizado. Um exemplo está nesta passagem de Jeremias.
Seria mesmo um maldito aquele que confia no homem? A maldição recai sobre quem confia em seus semelhantes? Ouvimos a frase “maldito o homem que confia no homem” geralmente de pessoas feridas, machucadas com outras. Confesso que por várias vezes passei por isso e falava comigo mesmo esse versículo.
Mas Deus não está dizendo somente que a pessoa é maldita por confiar no homem. Leia novamente comigo: “Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR”! Reparou no “e”? O texto não fala somente em confiar no homem e nem encontramos o “ou” nos levando a 3 opções dando a entender que maldito é aquele que confia no homem, ou aquele que faz da carne o seu braço ou aquele que aparta o seu coração do Senhor.
Deus está dizendo que se sua confiança na pessoa faz com que seu coração se aparte dEle, você é maldito. Isso não tem nada a ver com confiar no homem apenas, mas se no resultado desta confiança seu coração se desvie de Deus!
A bíblia apoia a confiança e a amizade entre as pessoas:
“Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem sucedidos quando há muitos conselheiros”. (Provérbios 15:22)
“O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade”. (Provérbios 17:17)
“Perfume e incenso trazem alegria ao coração; do conselho sincero do homem nasce uma bela amizade”.(Provérbios 27:9)
“Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!” (Eclesiastes 4:10)
Que Deus possa a cada dia mais nos dar graça para entendermos o que ele realmente quer nos falar através das escrituras :)
Shalom

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Traduzido Por: Template Para Blogspot