A Vida de Cristo Manifestada num Corpo



Aprouve a Deus Pai criar um corpo do qual Seu Filho Jesus Cristo é a cabeça.
Este corpo é a igreja. No original grego a palavra igreja é eklesia e significa assembléia, reunião de pessoas.
Uma palavra muito usada para designar igrejas locais é a palavra congregação, que vem do grego sinagogue, que significa reunião.
Então não existe igreja de uma só pessoa, porque o propósito de Deus é um organismo e não um único órgão. Um corpo e não um único membro.
E assim como a nossa vida é manifestada no nosso corpo composto de muitos membros, a vida de nosso Senhor Jesus Cristo também se manifesta neste corpo espiritual composto pelos muitos membros que foram lavados no Seu sangue, ao qual Ele chamou de Igreja.
Nós veremos nos textos bíblicos que serão citados a seguir, que a igreja não é definida pela quantidade de membros que possui, e nem sequer pelo tipo do local de reunião, mas pelos próprios crentes reunidos de uma determinada localidade, os quais costumavam se reunir em lares na Igreja Primitiva.

É portanto vital, espiritualmente falando, que os crentes nunca deixem de se reunir regularmente, porque se a manifestação da vida de nosso Senhor entre eles depende de estarem reunidos, é certo que tal vida cessará com o tempo, quanto à Sua manifestação, naqueles crentes que perderem o hábito de congregarem com seus irmãos em Cristo.
O Senhor deliberou ter um corpo e agir neste corpo, e a nós, membros deste corpo, cabe tão somente obedecer e procurarmos cumprir fielmente a função que Ele tem designado para cada um de nós, individualmente, no referido corpo, para o benefício do seu crescimento e edificação em amor.
Que Deus nos livre portanto, da leviandade de nos afastarmos da comunhão da igreja na qual Ele nos chamou a servi-lo, sob a justificativa, por qualquer tipo de conveniência pessoal, que há erros e falhas na Igreja, porque isto houve e sempre existirá. Fazemos parte também por sermos imperfeitos e pecadores, destas falhas e destes erros.
A grande questão não é se há erros, mas se são combatidos com longanimidade, com disciplina e com a sã doutrina, especialmente por parte dos líderes. Se há uma sincera busca de arrependimento e conversão, pelo menos, por parte dirigente da igreja.
Veja que as advertências, exortações e repreensões do Senhor Jesus às sete igrejas do Apocalipse foram entregues aos seus líderes (anjos, mensageiros) para serem passadas aos crentes e aos próprios líderes que haviam permitido que as congregações sobre as quais haviam sido constituídos pelo Espírito Santo chegassem a tal ponto.
Veja a seguir algumas referências bíblicas sobre a reunião dos crentes como igreja:
12 Considerando ele a sua situação, resolveu ir à casa de Maria, mãe de João, cognominado Marcos, onde muitas pessoas estavam congregadas e oravam.” (At 12.11,12)
“Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.” (Hb 10.25)
Mateus 18:20 Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.
Atos 14:27 Ali chegados, reunida a igreja, relataram quantas coisas fizera Deus com eles e como abrira aos gentios a porta da fé.
Atos 15:3 Enviados, pois, e até certo ponto acompanhados pela igreja, atravessaram as províncias da Fenícia e Samaria e, narrando a conversão dos gentios, causaram grande alegria a todos os irmãos.
(Veja que se diz neste texto que havia um acompanhamento feito pela Igreja. Não havia portanto esta idéia atual de se pensar na Igreja como sendo um templo de pedra, senão a reunião dos crentes de determinada congregação.)
Romanos 16:23 Saúda-vos Gaio, meu hospedeiro e de toda a igreja. Saúda-vos Erasto, tesoureiro da cidade, e o irmão Quarto.
(Foi na sua permanência de três meses em Corinto que Paulo escreveu a epístola aos Romanos, em 55 d.C, Que escreveu aos romanos quando estava em Corinto depreende-se do fato de que Gaio, que o hospedava por ocasião da escrita de Romanos, residia em Corinto (Rom 16.23; I Cor 1.14. Há que se ressaltar que não era aquela Igreja local de Corinto tão numerosa, porque se diz que Gaio era hospedeiro de toda a igreja, e como poderia fazê-lo em sua casa, se fossem muitos os crentes de Corinto, na ocasião da escrita deste texto de Romanos?)

Nota: Quando digo “igreja local”, não estou reportando ao modelo de reunião advogado por Witness Lee e Watchaman Nee, mas a cada congregação identificada como igreja do Senhor, que se reúne em determinado local.
1 Coríntios 4:17 Por esta causa, vos mandei Timóteo, que é meu filho amado e fiel no Senhor, o qual vos lembrará os meus caminhos em Cristo Jesus, como, por toda parte, ensino em cada igreja.
(Veja que o apóstolo considerava “cada igreja”, como ele próprio afirma, como sendo uma congregação livre, independente, com o seu respectivo ministério e corpo de cristãos. A idéia de uma única igreja em todo o mundo, sob uma única liderança, não segue o padrão bíblico e não cumpre o propósito de Deus, de que cada igreja tenha o seu próprio pastor. Isto tem muitas vantagens, como por exemplo o conhecimento e atendimento das necessidades reais de cada membro; de se preservar uma verdadeira unidade baseada numa real reunião como família; de permitir a cada crente o exercício do seu ministério; de evitar a rápida disseminação de heresias; de preservar a liberdade dos crentes etc).
1 Coríntios 11:18 Porque, antes de tudo, estou informado haver divisões entre vós quando vos reunis na igreja; e eu, em parte, o creio.
1 Coríntios 16:19 As igrejas da Ásia vos saúdam. No Senhor, muito vos saúdam Áqüila e Priscila e, bem assim, a igreja que está na casa deles.

(Veja que se faz referência neste texto, como em outros que serão citados adiante, que a igreja se reunia em lares e não em templos.)
Romanos 16:5 saudai igualmente a igreja que se reúne na casa deles. Saudai meu querido Epêneto, primícias da Ásia para Cristo.

Colossenses 4:15 Saudai os irmãos de Laodicéia, e Ninfa, e à igreja que ela hospeda em sua casa.
Filemon 1:2 e à irmã Áfia, e a Arquipo, nosso companheiro de lutas, e à igreja que está em tua casa.

Pr Silvio Dutra

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Traduzido Por: Template Para Blogspot