O livre arbítrio existe?


A resposta é SIM. Mas, antes de provarmos biblicamente a existência do livre arbítrio, vamos entender o que isto significa.
Livre arbítrio é a capacidade que todo indivíduo criado tem, de fazer escolhas, sendo assim, responsável por suas próprias escolhas e decisões. Deus é bom, e criou criaturas boas, com esta qualidade denominada livre arbítrio. O Homem fez mau uso do seu livre arbítrio e acabou caindo no pecado. A Queda do Homem no pecado deixou a vontade humana intacta no sentido em que ainda temos a faculdade de escolher. Nossa mente foi obscurecida pelo pecado e nossos desejos presos a impulsos ímpios. Mas ainda podemos pensar, escolher e agir. Nós continuamos com a nossa capacidade de escolha (livre arbítrio). Nossas escolhas são determinadas por aquilo que desejamos. São determinadas por nós mesmos. Esta é a própria essência da liberdade.
Agora, vamos ver o que a Bíblia diz sobre o assunto:
Em Marcos 16:15-16 está escrito: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado”. Se não existisse o livre arbítrio, as pessoas não teriam a escolha de aceitar ou rejeitar o Evangelho de Cristo. Pelo fato de haver livre arbítrio, as pessoas podem aceitar ou rejeitar o convite de salvação. Se aceitarem, serão salvas. Já se rejeitarem, serão condenadas.
Em Hebreus 3:7-8 está escrito: “Pelo que, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da tentação no deserto”. Se não houvesse livre arbítrio, as pessoas não poderiam escolher entre atender a voz de Deus ou endurecer o coração. Pelo fato de existir livre arbítrio, podemos escolher se vamos endurecer o nosso coração ou atender ao chamado do Senhor Deus.
Em Hebreus 10:26 está escrito: “Porque se voluntariamente continuarmos no pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados”. Se não houvesse livre arbítrio, nós não teríamos como continuar no pecado, voluntariamente. Mas, pelo fato de podermos, voluntariamente, continuar no pecado, é porque temos livre arbítrio.
Em Romanos 1:28 está escrito: “E assim como eles rejeitaram o conhecimento de Deus, Deus, por sua vez, os entregou a um sentimento depravado, para fazerem coisas que não convêm”. Se alguém pode rejeitar o conhecimento de Deus, é porque há possibilidade de escolha. Em outras palavras, existe livre arbítrio.
Como pudemos ver acima, o livre arbítrio existe. Eu poderia citar vários outros versículos, mas por uma questão de espaço (para não deixar o estudo muito longo), irei parar por aqui. O importante é entendermos que Deus nos fez seres racionais, capazes de tomar decisões. Pelo fato de podermos fazer escolhas, então o livre arbítrio existe, quer algumas pessoas acreditem nisto ou não. Espero que tenham gostado deste breve estudo e até a próxima oportunidade, se Deus assim quiser.
Fontes utilizadas:
1-)O que a Bíblia diz? Deus criou o mal? Disponível em: http://www.estudosdabiblia.net/bd98.htm Acesso em 11 de junho de 2012, 12h15.
2-)Existe Livre – Arbítrio? Disponível em: http://www.vemver.com/textos/?p=29 Acesso em 11 de junho de 2012, 15h13.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Traduzido Por: Template Para Blogspot